Neste vídeo, Dr. Jorge Vaz, hematologista, hemoterapeuta e coordenador de TMO do Cettro, comenta sobre o estudo randomizado de fase 3, MATRIx/IELSG43.
Este estudo avaliou os efeitos da quimio-imunoterapia não mieloablativa comparada à quimioterapia de alta dose seguida de transplante autólogo de células-tronco como terapia de consolidação na sobrevida de pacientes com linfoma primário do SNC.
Pacientes com linfoma primário do sistema nervoso central (LP-SNC) elegíveis para abordagens de tratamento intensivo são atualmente tratados com quimio-imunoterapia de indução baseada em metotrexato de alta dose (HD-MTX), seguida de quimioterapia de alta dose consolidada e transplante autólogo de células-tronco (HDC-ASCT). No entanto, não está claro se superar a quimiorresistência e subsequentemente eliminar a doença residual mínima também pode ser alcançado por quimio-imunoterapia não mieloablativa de dose convencional, compreendendo agentes citotóxicos não resistentes cruzados capazes de atravessar a barreira hematoencefálica. Tendo esse contexto em vista, o estudo clínico MATRIx/IELSG43 (NCT02531841), internacional e randomizado de fase III, foi desenhado para comparar HDC-ASCT com consolidação não mieloablativa em pacientes com LP-SNC recém-diagnosticado.
Os primeiros dados do desfecho primário deste estudo foram apresentados durante o The 64th Annual Meeting of the American Society of Hematology (ASH) de 2022. No vídeo, Dr. Jorge comenta sobre os dados que foram apresentados durante o congresso, trazendo os principais pontos e qual impacto esses resultados trazem para a prática clínica. Confira o conteúdo completo!
Referência:
Gerald Illerhaus et al., LBA-3 Effects on Survival of Non-Myeloablative Chemoimmunotherapy Compared to High-Dose Chemotherapy Followed By Autologous Stem Cell Transplantation (HDC-ASCT) As Consolidation Therapy in Patients with Primary CNS Lymphoma – Results of an International Randomized Phase III Trial (MATRix/IELSG43). ASH 2022.
Alameda Campinas, 579 – Jardim Paulista, São Paulo – SP, 01404-100
CEO: Thomas Almeida
Editor científico: Paulo Cavalcanti
Redatora: Bruna Marchetti
© 2020 Oncologia Brasil
A Oncologia Brasil é uma empresa do Grupo MDHealth. Não provemos prescrições, consultas ou conselhos médicos, assim como não realizamos diagnósticos ou
tratamentos.