Mutações somáticas em câncer de pulmão na população latino-americana - Oncologia Brasil

Mutações somáticas em câncer de pulmão na população latino-americana

< 1 min. de leitura

Neste vídeo, Dr. Marcelo Corassa, oncologista clínico e pesquisador do A.C.Camargo Cancer Center, comenta sobre uma plenária, apresentada na Reunião Anual da AACR 2022, que abordou a importância das mutações somáticas, risco germinativo e ancestralidade em adenocarcinomas de pulmão

Sabe-se que o câncer de pulmão é uma doença predominantemente causada por mutações somáticas. Na busca de entender melhor como se comportam os perfiles destas mutações, a apresentação desta plenária explorou a relação entre o genoma somático no câncer de pulmão e o risco germinativo relacionado à etnia, a partir do sequenciamento de DNA, com a utilização de painéis gênicos, em mais de 1.000 amostras de tumores de pulmão de pacientes do México e da Colômbia – países com mistura populacional significativa. Desta maneira, esta apresentação trouxe especificamente a perspectiva da população latino-americana, tendo uma importância significativa para nós, segundo Dr. Marcelo Corassa. 

No vídeo, o especialista discorre sobre os achados mais interessantes destas apresentações. Vale a pena assistir ao vídeo e conferir o conteúdo completo!