Nova combinação de Venetoclax com Decitabina ou Azacitidina é eficaz e bem tolerada em pacientes idosos com LMA - Oncologia Brasil

Nova combinação de Venetoclax com Decitabina ou Azacitidina é eficaz e bem tolerada em pacientes idosos com LMA

2 min. de leitura

Idosos com leucemia mieloide aguda (LMA) respondem mal à terapia de indução padrão. A superexpressão do gene BCL-2 está implicada na sobrevivência de células da LMA e na resistência ao tratamento. Artigo recém publicado na Blood relata a segurança e a eficácia de venetoclax com decitabina ou azacitidina avaliadas em um estudo grande, multicêntrico e de escalonamento de dose.

Os pacientes (n= 145) tinham pelo menos 65 anos de idade, LMA não previamente tratada e eram inelegíveis para quimioterapia intensiva. Durante o escalonamento da dose, venetoclax oral foi administrado na dose de 400, 800 ou 1200 mg por dia em combinação com decitabina (20 mg / m2, dias 1-5, IV) ou azacitidina (75 mg / m2, dias 1-7, IV ou SC). Na fase de expansão, foram administrados 400 ou 800 mg de venetoclax com um agente hipometilante (HMA).

A idade mediana foi de 74 anos, com citogenética de alto risco em 49% dos pacientes. Eventos adversos comuns (> 30%) incluíram náusea, diarreia, constipação, neutropenia febril, fadiga, hipocalemia, diminuição do apetite e diminuição da contagem de leucócitos. Nenhuma síndrome de lise tumoral foi observada. Com um tempo mediano de estudo de 8,9 meses, 67% dos pacientes alcançaram remissão completa (RC) + RC com recuperação de contagem incompleta (RCi). Pacientes com citogenética de alto risco e aqueles com pelo menos 75 anos de idade tiveram taxas de RC + RCi de 60% e 65%, respectivamente. A duração mediana da RC+CRi (todos os pacientes) foi de 11,3 meses e a sobrevida global mediana (SGm) foi de 17,5 meses.

A nova combinação de venetoclax com decitabina ou azacitidina foi eficaz e bem tolerada em pacientes idosos com LMA.

 

Saiba mais: http://www.bloodjournal.org/content/bloodjournal/133/1/7.full.pdf