Por que podemos incorporar exercícios físicos na rotina do paciente com câncer de pulmão? - Oncologia Brasil

Por que podemos incorporar exercícios físicos na rotina do paciente com câncer de pulmão?

< 1 min. de leitura

A Dra. Clarissa Mathias, oncologista clínica do Grupo Oncoclínicas e membro do Grupo Brasileiro de Oncologia Torácica (GBOT), comentou sobre o papel da atividade física em pacientes com câncer de pulmão, assunto que abordou em sessão oficial do segundo dia da 20ª World Conference on Lung Cancer.

Dra. Mathias e cols, através de uma análise retrospectiva, mostraram que a atividade física – e o consequente estímulo imunológico advindo de sua prática frequente – é benéfica tanto para prevenção do câncer de pulmão, quanto no prognóstico de pacientes com câncer e na redução do tempo de hospitalização pós-cirurgia, bem como no controle de sintomas e na qualidade de vida dos pacientes em tratamento.

A 20ª Conferência Mundial da IASLC sobre Câncer de Pulmão (WCLC 2019), da Associação Internacional para o Estudo do Câncer de Pulmão (IASLC), acontece entre os dias 07 e 10 de setembro de 2019, em Barcelona (Espanha). Acompanhe a cobertura com vídeos e textos no site oncologiabrasil.com.br/iaslc-19 e nas nossas redes sociais.