Neste vídeo, Dr. Carlos dos Anjos, oncologista clínico do Hospital Sírio-Libanês, comenta sobre os dados da análise primária do estudo clínico POSITIVE. Este é um estudo de iniciativa do investigador que tem como objetivo avaliar a segurança da interrupção da terapia endócrina em mulheres jovens com câncer de mama HR+, que desejam engravidar
A gravidez após o câncer de mama é de importância substancial para muitas mulheres jovens no momento do diagnóstico e durante o acompanhamento. O tratamento da doença incluindo terapia endócrina padrão, possui uma duração de 5 a 10 anos e pode reduzir a reserva ovariana e as chances de gravidez subsequente bem-sucedida – uma vez que a concepção é contraindicada durante a terapia endócrina.
A interrupção temporária deste tipo de terapia para estas pacientes que tentam engravidar, é algo que nunca foi estudado prospectivamente. Neste sentido, POSITIVE é um estudo internacional prospectivo, de braço único, iniciado pelo investigador, que avalia a segurança da interrupção do TE e os desfechos de gravidez para mulheres jovens com câncer de mama HR+ em estágio inicial que desejam engravidar.
No vídeo, Dr. Carlos comenta com detalhes sobre os dados deste estudo! Vale a pena conferir o conteúdo completo!
Referência:
Ann Partridge et al., GS4-09 Pregnancy Outcome and Safety of Interrupting Therapy for women with endocrine responsIVE breast cancer: Primary Results from the POSITIVE Trial (IBCSG 48-14 / BIG 8-13). SABCS 2022.
Alameda Campinas, 579 – Jardim Paulista, São Paulo – SP, 01404-100
CEO: Thomas Almeida
Editor científico: Paulo Cavalcanti
Redatora: Bruna Marchetti
© 2020 Oncologia Brasil
A Oncologia Brasil é uma empresa do Grupo MDHealth. Não provemos prescrições, consultas ou conselhos médicos, assim como não realizamos diagnósticos ou
tratamentos.