Tratamento do câncer de próstata metastático - Oncologia Brasil

Tratamento do câncer de próstata metastático

< 1 min. de leitura

O Dr. Karim Fizazi, oncologista clínico do Institut Gustave Roussy (Paris, França), traçou um panorama dos principais avanços do ano de 2019 no tratamento do câncer de próstata metastático.

Com enfoque na doença metastática resistente à castração, lembrou que, apesar da disponibilidade de múltiplos agentes, com taxanos, abiraterona e enzalutamida, ainda há grande dúvida em como sequenciar, escolher ou mesmo combinar esses agentes, para garantir maior benefício aos pacientes. O oncologista pontou que parece claro que é necessário expor os pacientes ao menos a docetaxel e enzalutamida ou abiraterona em algum momento durante a história natural de sua doença e ressaltou que o uso de abiraterona seguida de enzalutamida ou vice-versa talvez não seja adequado, dada o frequente aparecimento de resistência cruzada entre essas medicações.

Enfatizou ainda o grande avanço ocorrido no tratamento do câncer de próstata nos últimos cinco anos, bem como a grande quantidade de conhecimento descoberto nesse período, e deixou uma mensagem de esperança para um futuro próximo, em que novas opções terapêuticas devem continuar aumentando a sobrevida e melhorando a qualidade de vida dos pacientes acometidos por essa doença.