Valor preditivo do PET/CT em Carcinoma de Cabeça e Pescoço é avaliado - Oncologia Brasil

Valor preditivo do PET/CT em Carcinoma de Cabeça e Pescoço é avaliado

2 min. de leitura

Um estudo publicado esta semana na JCO avaliou o valor preditivo negativo (VPN) da tomografia por emissão de pósitrons (PET) / tomografia computadorizada (TC) de pescoço considerado clinicamente N0 com base no esvaziamento cervical.

Foram incluídos 287 pacientes com carcinoma espinocelular de cabeça e pescoço (HNSCC) recém-diagnosticados, com pelo menos um lado do pescoço clinicamente N0, para os quais a dissecção foi planejada. Para avaliação visual, o VPN específico para os lados N0 clínicos foi de 0,868 (IC 95%, 0,803 a 0,925). Para o valor de absorção máximo normalizado dicotomizado, os VPNs específicos para as cadeias nodais foram 0,940 e 0,937 em pontos de corte pré-especificados de 2,5 e 3,5, respectivamente. O valor máximo otimizado de captação foi determinado em 1,8, com um VPN de 0,942. O plano de tratamento cirúrgico informado por PET / CT foi alterado em 51 dos 234 participantes (21%) em comparação com o plano cirúrgico sem PET / CT. Em 29 participantes (12%), isso levou à dissecção planejada de níveis nodais adicionais. Em 12 participantes (5%), isso levou a menos níveis nodais planejados. A tomografia computadorizada (PET / CT) negativa nos pescoços N0 foi verdadeira negativa em 87% e falsa negativa em 13%.

O PET / CT tem alto VPN para o pescoço N0 em HNSCC T2 a T4. Os planos de tratamento cirúrgico com base nos achados do PET / TC podem ser alterados em aproximadamente 21% desse grupo, o que pode auxiliar o clínico na decisão sobre a melhor terapia para o pescoço clínico N0 no CEC de cabeça e pescoço.

Saiba mais.