O Dr. Filipe Casão, oncologista e auditor da UNIMED de Londrina – PR, comenta os vultosos investimentos em pesquisas oncológicas ocorridos nos últimos 20 a 30 anos, com o desenvolvimento de novas tecnologias e um grande aumento da chance de cura ou de controle prolongado de doenças muito agressivas, com notável melhora da qualidade de vida dos pacientes. Contudo, os custos elevados restringem o acesso a essas tecnologias. A medicina de precisão, que propõe o tratamento personalizado com base no perfil genético do paciente, por exemplo, permite direcionar o tratamento com maiores probabilidades de benefício.
O Dr. Casão cita o exemplo do tratamento do câncer de mama HER2+ e argumenta que, assim como outras tecnologias que tinham custo elevado quando introduzidas, com o tempo essas opções de tratamento oncológico tendem a uma redução dos custos e uma expansão cada vez maior do acesso para toda a população.
Alameda Campinas, 579 – Jardim Paulista, São Paulo – SP, 01404-100
CEO: Thomas Almeida
Editor científico: Paulo Cavalcanti
Redatora: Bruna Marchetti
© 2020 Oncologia Brasil
A Oncologia Brasil é uma empresa do Grupo MDHealth. Não provemos prescrições, consultas ou conselhos médicos, assim como não realizamos diagnósticos ou
tratamentos.