ASC4OPT: um estudo de otimização de fase 3b de asciminibe em pacientes com LMC em fase crônica - Oncologia Brasil

ASC4OPT: um estudo de otimização de fase 3b de asciminibe em pacientes com LMC em fase crônica

2 min. de leitura

Neste vídeo, Dra. Carla Bonquimpani, diretora técnica da Fundação Saúde da Secretaria Estadual de Saúde do RJ e líder em Hematologia do Grupo Oncoclínicas Brasil, comenta sobre os dados do estudo ASC4OPT. Este é um estudo de fase 3b, que tem como objetivo explorar três aspectos de otimização do tratamento com asciminibe em pacientes com LMC em fase crônica, previamente tratada com 2 ou mais inibidores de tirosina quinase 

 

Os inibidores da tirosina quinase (TKIs) são o padrão de cuidado no tratamento da leucemia mielóide crônica (LMC). No entanto, os pacientes podem apresentar resistência ou intolerância a linhas sucessivas de terapia com TKI. O asciminibe é o primeiro inibidor de BCR::ABL1 que funciona visando especificamente o ABL Myristoyl Pocket (STAMP). Este medicamento já está aprovado nos Estados Unidos para o tratamento de adultos com LMC positiva para cromossomo Filadélfia (Ph+) em fase crônica (CP) previamente tratados com ≥2 TKIs, e LMC-CP Ph+ com a mutação T315I. Esta aprovação regulatória teve como base os dados do estudo ASCEMBL, de fase 3  

O estudo ASC4OPT (NCT04948333) é um estudo internacional, multicêntrico, não comparativo de fase 3b em pacientes com idade ≥18 anos, que foi iniciado para investigar a otimização potencial do tratamento com asciminibe em pacientes adultos com LMC-CP Ph+ previamente tratados com ≥2 TKIs (≥3ª linha). O estudo ASC4OPT está desenhado para explorar 3 aspectos da otimização do tratamento, o primeiro deles é baseado na otimização da população de pacientes elegíveis, de acordo com as recomendações de tratamento do ELN 2020. O segundo deles, é a utilização de uma posologia simplificada.  E por fim, o terceiro deles, é utilização de uma estratégia de escalonamento de dose. 

No vídeo, Dra. Carla comenta sobre os dados que foram apresentados durante o congresso, trazendo os principais pontos e qual impacto esses resultados trazem para a prática clínica. Confira o conteúdo completo! 

 

Referência: 

Massimo Breccia et al., 4334 ASC4OPT: A Phase 3b Open-Label Optimization Study of Oral Asciminib in Chronic Myelogenous Leukemia in Chronic Phase Previously Treated with 2 or More Tyrosine Kinase Inhibitors. ASH 2022. 

© 2020 Oncologia Brasil
A Oncologia Brasil é uma empresa do Grupo MDHealth. Não provemos prescrições, consultas ou conselhos médicos, assim como não realizamos diagnósticos ou tratamentos.

Veja mais informações em nosso Aviso Legal