Neste vídeo, Dra. Renata D’Alpino Peixoto, oncologista no Centro Paulista de Oncologia, e Dra. Anelisa Coutinho, oncologista clínica da Rede DASA, comentam sobre quatro estudos que obtiveram destaque durante o 2023 ASCO GI Cancers Symposium.
As especialistas abordam os dados dos trabalhos SPOTLIGHT, NAPOLI-3, SUNLIGHT e SWOG 1815, destacando suas implicações e impacto clínico. Vale a pena assistir o conteúdo completo!
O estudo clínico SPOTLIGHT (NCT03504397) é um estudo duplo-cego, global, de fase 3, que compara zolbetuximabe + ácido folínico, 5-FU e oxaliplatina (mFOLFOX6) versus placebo + mFOLFOX6 como tratamento de primeira linha para pacientes com adenocarcinoma localmente avançado irressecável ou metastático gástrico ou da junção gastroesofágica (mG/GEJ) CLDN18.2+/HER2-. O zolbetuximabe é um anticorpo anti- CLDN18.2, que já apresentou resultados clínicos significativos no tratamento do mG/GEJ quando combinado com quimioterapia. A molécula Claudin18.2 (CLDN18.2), que é expressa em tumorais mG/GEJ.
NAPOLI-3 (NCT04083235) é um estudo randomizado, aberto, de fase 3 que investigou a eficácia e segurança de NALIRIFOX em comparação com nab-paclitaxel + gemcitabina como terapia de primeira linha em pacientes com adenocarcinoma ductal pancreático metastático (mPDAC). NALIRIFOX é um esquema terapêutico baseado em irinotecano lipossomal + 5-fluorouracil/leucovorina + oxaliplatina, que já demonstrou atividade antitumoral promissora em pacientes com mPDAC em um estudo de fase 1/2.
O estudo SUNLIGHT foi conduzida para confirmar dados anteriores de um estudo randomizado de fase 2 que demonstraram eficácia promissora de trifluridina/tipiracil (FTD/TPI) mais bevacizumabe (Bev) em pacientes fortemente pré-tratados com câncer colorretal metastático (mCRC). Este é um estudo global de fase 3, que recrutou pacientes com mCRC e tratados com 1-2 esquemas de quimioterapia anteriores em um cenário avançado, incluindo fluoropirimidinas, irinotecano, oxaliplatina, um anticorpo monoclonal anti-VEGF (se considerado clinicamente) e/ou anticorpo monoclonal anti-EGFR para tumores RAS de tipo selvagem.
O SWOG 1815 é um estudo randomizado, aberto, de fase III, que estuda novas alternativas terapêuticas para pacientes com tumores do trato biliar, já que estes representam um grupo heterogêneo de malignidades com um prognóstico geralmente ruim. No estudo clínico SWOG 1815 a eficácia e segurança foram avaliadas no regime baseado em paclitaxel ligado à albumina em combinação com gencitabina e cisplatina (GAP) em comparação com o regime baseado em gemcitabina/cisplatina (GC), no cenário de primeira linha.
Assista o conteúdo na integra e confira a análise completa dos dados, assim como o impacto desses dados na prática clínica do oncologista!
Referências:
Alameda Campinas, 579 – Jardim Paulista, São Paulo – SP, 01404-100
CEO: Thomas Almeida
Editor científico: Paulo Cavalcanti
Redatora: Bruna Marchetti
© 2020 Oncologia Brasil
A Oncologia Brasil é uma empresa do Grupo MDHealth. Não provemos prescrições, consultas ou conselhos médicos, assim como não realizamos diagnósticos ou
tratamentos.