Análise dos resultados da terapia baseada em imuno-quimioterapia para o tratamento do carcinoma de células escamosas da laringe - Oncologia Brasil

Análise dos resultados da terapia baseada em imuno-quimioterapia para o tratamento do carcinoma de células escamosas da laringe

< 1 min. de leitura

Neste vídeo, O Dr. William William, Oncologista Clínico de Tórax e Cabeça e Pescoço e Professor Adjunto Associado do MD Anderson Cancer Center debate os resultados apresentados na conferência da American Society of Clinical Oncology – ASCO 2023® sobre o uso de imunoquimioterapia para o tratamento de carcinoma de células escamosas da laringe. Acesse e confira!

 

 

O tratamento do carcinoma de células escamosas da laringe (LC) otimiza os resultados de sobrevivência e qualidade de vida, entretanto, opções como cirurgia e radioterapia (RT) podem levar a um aumento significativo da morbidade como a disfonia e disfagia. 

Na conferência anual da ASCO 2023®, foi apresentado na sessão oral de câncer de cabeça e pescoço um dos mais promissores estudos da área, que avalia o tratamento alternativo para paciente com câncer na laringe. Este estudo incluiu pacientes em estadiamento II e III com o objetivo de avaliar a possibilidade de erradicação da doença apenas com o tratamento sistêmico. O estudo apontou que aproximadamente 50% dos pacientes alcançaram respostas satisfatórias apenas com o tratamento com pembrolizumabe (P), cisplatina (C) e docetaxel (D) e, apesar do follow-up reduzido, esse ensaio apresenta importante prova de conceito e coloca em evidência a possibilidade de uma estratégia com grande potencial para a erradicação da doença. 

Acesse e confira na íntegra! 

 

Referência: 

Ferrarotto, R. et al., Immuno-chemotherapy as single treatment modality for larynx preservation (ICoLP): Co-primary endpoints and safety results. J Clin Oncol 41, 2023 (suppl 16; abstr 6008). DOI: 10.1200/JCO.2023.41.16_suppl.6008.