Dados atualizados do estudo ATEZO-BRAIN: tratamento com atezolizumabe mais carboplatina e pemetrexedo para CPCNP não escamosas avançado com metástases cerebrais não tratadas - Oncologia Brasil

Dados atualizados do estudo ATEZO-BRAIN: tratamento com atezolizumabe mais carboplatina e pemetrexedo para CPCNP não escamosas avançado com metástases cerebrais não tratadas

3 min. de leitura

O tratamento com atezolizumabe mais carboplatina e pemetrexedo produz uma taxa de sobrevida geral de 2 anos promissora e taxa de resposta intracraniana em pacientes com metástase cerebral, independentemente do tratamento com corticosteroides como tratamento de primeira linha e expressão de PD-L1

O cérebro é um dos sítios metastático mais comum no câncer de pulmão de células não pequenas (CPCNP), e está relacionado com um mau prognóstico.  O uso de anticorpos monoclonais para receptor anti-morte celular programada-1 (PD-1) e seu ligante (PD-L1) reformularam as estratégias terapêuticas em CPCNP avançado. Evidências preliminares mostraram que a monoterapia anti-PD-L1 também é eficaz em pacientes com CPCNP com metástases cerebrais.  

O estudo ATEZO-BRAIN é um ensaio clínico que teve como objetivo avaliar a combinação do anticorpo anti-PD-L1 atezomlizumabe com quimioterapia como terapia de primeira linha para pacientes (pts) com CPCNP com metástase cerebral (MC).  Se trata de um estudo multicêntrico, realizado na Espanha, não randomizado, com braço único e de fase II com pacientes com CPNPC não escamoso que têm MC assintomática não tratada.  O estudo possui desenho bayesiano para avaliar a segurança e eficácia de atezolizumabe associado com os quimioterápicos carboplatina e pemetrexedo a cada 3 semanas por 4-6 ciclos, seguido de manutenção com pemetrexedo mais atezolizumabe em pacientes com CPNPC não escamoso estágio IV sem alterações genéticas de EGFR ou ALK e MC não tratada. Os pts não apresentaram sintomas neurológicos no início do estudo; mas anticonvulsivantes e dexametasona (DXM) ≤ 4mg foram permitidos quando necessário. Os desfechos primários avaliados foram a segurança e sobrevida livre de progressão (SLP) em 12 semanas de acordo com RANO-BM e RECIST v1.1 para doença cerebral e sistêmica, respectivamente. 

Os resultados do ATEZO-BRAIN e uma análise exploratória com base no nível de expressão de PD-L1 e tratamento com corticosteroides como primeira linha foram apresentados na Reunião Anual ASCO 2022. Os autores relataram que dos 40 pts incluídos no estudo, 22 (55%) estavam recebendo DXM como tratamento de primeira linha e 20 (50%) tiveram expressão positiva de PD-L1. Dezesseis (40%) pts tiveram resposta intracraniana confirmada com base em RANO-BM (12 PR, 4 CR) e 19 (47,5%) pts obtiveram resposta sistêmica (todos PR). Apenas 4 pts tiveram respostas discordantes entre o corpo e o cérebro. Não foram observadas diferenças na taxa geral de resposta sistêmica e intracraniana de acordo com a expressão de PD-L1 ou o uso de corticosteroides no início do estudo. Em 31 de dezembro de 2021 (mediana de acompanhamento, 20 meses), a SLP sistêmica mediana atualizada era de 8,9 meses (IC95% 6,7 – 13,8) e a SLP intracraniana era de 6,9 ​​meses (IC95% 4,7 – 11,9). A sobrevida global (SG) mediana foi de 13,6 meses (IC95% 9,72 a não alcançada) e a taxa de SG estimada em 2 anos foi de 30,5% (IC95% 18,4 a 50,4). A SG mediana foi mais longa para pts positivos para PD-L1 (16,2; IC95% 10,3 para não alcançado) em comparação com PD-L1 pts negativos (10,7; IC95% 7,6 para não alcançado), mas as diferenças não foram estatisticamente significativas devido ao poder estatístico limitado (HR = 0,99; IC95% 0,35 – 2,12). Não foram observadas diferenças significativas na SG entre os pts que receberam ou não o tratamento de base DXM. O tratamento foi bem tolerado e não foram observadas toxicidades de grau 5. 

Os autores concluíram desta análise atualizada, que o tratamento com atezolizumabe mais carboplatina e pemetrexedo além de apresentar uma taxa de sobrevida geral promissora de 2 anos, também teve uma taxa de resposta intracraniana em pacientes com metástase cerebral não tratada de CPNPC independentemente do tratamento com corticosteroides na linha de base e expressão de PD-L1. 

 

Referência: 

1 – Abstract 9010 – Ernest Nadal et al. Updated analysis from the ATEZO-BRAIN trial: Atezolizumab plus carboplatin and pemetrexed in patients with advanced nonsquamous non–small cell lung cancer with untreated brain metastases. J Clin Oncol 40, 2022 (suppl 16; abstr 9010), 2022 ASCO Annual Metting. 

2 – Shujie Zhou et al. Anti-PD-(L) 1 immunotherapy for brain metastases in non-small cell lung cancer: mechanisms, advances, and challenges. Cancer Letters, v. 502, p. 166-179, 2021.