Larotrectinibe promove respostas duradouras em pacientes com fusão de TRK - Oncologia Brasil

Larotrectinibe promove respostas duradouras em pacientes com fusão de TRK

2 min. de leitura

O Dr. Fernando Santini, oncologista do Hospital Sírio-Libanês, em sua participação no ESMO Congress 2019, comenta as atualizações relacionadas ao inibidor de TRK larotrectinibe. Essa medicação foi a primeira terapia oncológica com indicação agnóstica, que independe do sítio primário e da histologia tumoral, aprovada no Brasil[OB1] . O fármaco inibe as proteínas de fusão de TRK constitutivamente ativas, drivers oncogênicos de diversas neoplasias, resultantes de rearranjos dos genes NTRK1/2/3.

O oncologista lembrou que qualquer paciente como essa fusão patogênica tem indicação de receber larotrectinibe em algum momento de seu tratamento e que sua eficácia já havia sido comprovada em publicações e apresentações anteriores. No congresso atual da European Society of Medical Oncology, que ocorre em Barcelona, de 27 de setembro a 01 de outubro, foram apresentados novos dados referentes à duração de resposta (DR) dessa medicação, que atingiu mediana de impressionantes de 35,2 meses.

O Dr. Santini ressaltou que a taxa de resposta se manteve próxima a 80% e que a mediana de sobrevida global atingiu valores próximos a 44 meses. Além disso, o médico reiterou a segurança do uso de larotrectinibe, uma vez que a maioria dos pacientes apresentou apenas toxicidades graus 1 e 2 e que apenas 8% necessitaram de redução de dose devido a eventos adversos, enquanto 2% somente descontinuaram a medicação em razão de toxicidade.

Com respostas profundas, precoces e duradouras, o larotrectinbe se impõe com uma opção importante nos casos de tumores com as alterações moleculares já descritas, as quais, apesar de raras, podem levar a uma mudança expressiva na forma de tratamento desses pacientes. O Dr. Santini concluiu com a mensagem de que “o importante desafio a ser lançado é testar o maior número de pacientes possível, independente da histologia, para podermos oferecer o benefício da inibição do rearranjo do TRK para um maior número de pacientes.”

O ESMO Congress 2019 acontece entre os dias 27 de setembro e primeiro de outubro em Barcelona, Espanha e reúne especialistas do mundo todo para discutir o que há de mais recente na pesquisa oncológica, com apresentação de dados que podem mudar a prática da oncologia e consequente promoção de um atendimento melhor ao paciente. Confira a cobertura no site www.oncologiabrasil.com.br/esmo-19, e nas nossas redes sociais.