O futuro da Oncologia de Precisão caminha para o desenvolvimento de tratamentos personalizados - Oncologia Brasil

O futuro da Oncologia de Precisão caminha para o desenvolvimento de tratamentos personalizados

2 min. de leitura

O oncologista e hematologista do Centro Paulista de Oncologia – Grupo Oncoclínicas, Dr. Bernardo Garicochea, centrou sua aula no Precision Oncology Review 2019 no futuro da Oncologia e Medicina de Precisão. A importância da busca de marcadores oncogenéticos para diagnóstico e reformulação de tratamentos foi um dos rumos apontados para o futuro da área.

Os principais desafios pontuados para o campo são o fato de que os tratamentos não funcionam de maneira uniforme para diferentes pacientes, bem como o de que o acesso a estes tratamentos é dificultado pelos altos custos implicados.

“A medicina de precisão passou a ser uma palavra fundamental hoje. Não sendo mais um conceito científico vazio, na medida em que os estudos com DNA humano se aprofundam, nós vamos descobrindo cada vez mais como o câncer surge e se transforma e por que é diferente para cada pessoa. Algumas respondem bem aos tratamentos existentes e outras não”, disse Garicochea.

Em sua aula, conforme por ele mencionado, não devemos tratar o tumor como uma entidade mutação única. Uma das consequências disso é a ocorrência de respostas parciais aos tratamentos. Frente a este desafio, as pesquisas oncológicas estão caminhando para tratamentos cada vez mais desenvolvidos especificamente para cada situação.

O futuro da oncologia de precisão foi o tema central da fala do Dr. Bernardo Garicochea no Precision Oncology Review 2019, encontro que trata dos principais e mais atuais temas em Oncologia de Precisão, que ocorreu no dia 03 de agosto, em São Paulo (SP). O evento tem a organização educacional da Oncologia Brasil, com o apoio educacional da Dasa – GeneOne, Roche e Bayer.