Revisão sistemática e meta-análise demonstram que TNT é superior para resposta patológica completa em relação à terapia padrão no tratamento do câncer retal

2 min. de leitura

Pesquisa foi publicada no JAMA Network Open, trazendo até o momento o melhor nível de evidência científica no tratamento desta patologia 

terapia padrão para câncer retal localmente avançado inclui quimiorradioterapia (QTRT) concomitante seguida por cirurgia e quimioterapia adjuvante. Uma estratégia alternativa conhecida como terapia neoadjuvante total (TNT) envolve a administração de QTRT mais quimioterapia neoadjuvante antes da cirurgia com o objetivo de fornecer tratamento sistêmico ininterrupto a fim de erradicar micrometástases. 

 A meta-análise incluiu sete estudos identificados até julho de 2020, todos da Europa ou dos Estados Unidos, que compararam a TNT versus terapia padrão. Foram avaliados 2.416 pacientes, incluindo 1.206 que receberam TNT.  

 Os desfechos incluíram resposta patológica completa (pCR), sobrevida global e livre de doença, cirurgia de preservação do esfíncter e necessidade de ileostomia.  

Dados quanto à pCR estavam disponíveis em todos os estudos. A prevalência combinada de pCR foi de 29,9% para TNT versus 14,9% no grupo de terapia padrão (OR = 2,44; IC 95% = 1,99–2,98; I2 = 0%). 

 Os dados sobre a sobrevida livre de doença estavam disponíveis em três estudos. Na análise conjunta, a TNT foi associada ao ganho de sobrevida livre de doença (OR = 2,07; IC 95% = 1,20–3,56; I2 = 49%). A sobrevida global não foi relatada de forma consistente entre os estudos. 

Os dados sobre a cirurgia de preservação do esfíncter estavam disponíveis em quatro estudos. Nenhuma diferença significativa foi encontrada entre os grupos (OR = 1,06; IC 95% = 0,73-1,54; I2 = 0%). Os dados sobre ileostomia estavam disponíveis em dois estudos e também nenhuma diferença significativa foi encontrada (OR = 1,05; IC 95% = 0,76-1,46; I² = 0%). 

Portanto, os resultados desta revisão sistemática e meta-análise sugerem que a terapia neoadjuvante total é uma estratégia promissora no câncer retal localmente avançado, com taxas superiores de resposta patológica completa em comparação à terapia padrão. No entanto, o efeito de longo prazo na recorrência da doença e na sobrevida global ainda precisa ser explorado em estudos futuros. 

Referências:  

Kasi A, Abbasi S, Handa S, et al. Total Neoadjuvant Therapy vs Standard Therapy in Locally Advanced Rectal Cancer: A Systematic Review and Meta-analysisJAMA Netw Open. 2020;3(12):e2030097. doi:10.1001/jamanetworkopen.2020.30097. 

Send this to a friend